27 DE JANEIRO | DIA INTERNACIONAL DA COMEMORAÇÃO EM TORNO DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

“Nós, os últimos sobreviventes do Holocausto estamos a desaparecer um a um. Em breve, a história falará sobre isto com a voz impessoal dos académicos e dos romancistas e pior, com a voz malevolente dos falsificadores e negacionistas. Esse processo já começou. O Dia Internacional das Nações Unidas de comemoração das vítimas do Holocausto, é um elo vital para a transformação desse legado para os nossos semelhantes, judeus e não judeus”.

Samuel Pisar, sobrevivente do Holocausto, advogado internacional e Embaixador Honorário da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)

    O dia 27 de janeiro foi declarado pelas Nações Unidas como o dia Internacional da Comemoração em torno das vítimas do Holocausto (Resolução 60/7 de 1 de novembro, de 2005). Em 2019 Portugal tornou-se membro da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, reforçando o seu conteúdo de promoção da educação das novas gerações sobre este período tenebroso.

     É a data que em 1945, marcou a libertação do maior campo de extermínio nazi de Auschwitz, pelas tropas soviéticas, no fim da II Guerra Mundial. Esta iniciativa pretende preservar a memória do trágico acontecimento, sensibilizando a memória das novas gerações para a dimensão e consequências do genocídio, para que estes acontecimentos não se repitam.

    A Escola Secundária António Gedeão, por iniciativa do Clube Europeu e com a colaboração das embaixadoras do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu,  assinalou o 77º aniversário da libertação de Auschwitz pelas tropas aliadas, com a presença das Embaixadoras (12º C) junto de todas as turmas para divulgar/ explicar o porquê de se evocar neste dia a Memória das Vitimas do Holocausto e da ideologia nazi.

    Realizaram também a atividade – Círculos de Identidade – que permitiu aos alunos e professores que participaram, interiorizar o que era entrar nesses campos de concentração e extermínio e ser despojado de tudo, até da própria identidade, restando apenas um número….

Share Button