A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA (5 DE OUTUBRO DE 1910) FOI HÁ 112 ANOS

EXPOSIÇÃO “A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA EM ALMADA”

A Implantação da República (5 de outubro de 1910) foi há 112 anos. O fim da Monarquia Constitucional foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português. Antes de ser um regime foi um projeto de renovação da sociedade portuguesa. Não é um ato de surpresa, antes o resultado de um processo de degradação do regime monárquico. Diversas forças militares sublevaram-se na noite de 3 para 4 de outubro de 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se solenemente, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, a primeira República portuguesa, às 9 horas da manhã desse já longínquo 5 de outubro. Como consequência, o rei D. Manuel II e a família abandonaram Portugal nesse mesmo dia, partindo para o exílio em Inglaterra.

 

   O Grupo de História da ESAG, em colaboração com o Arquivo Histórico Municipal de Almada, assinalou a data com a exposição “A Implantação da República em Almada” que pode ser visitada no átrio da Biblioteca até ao próximo dia 18 de outubro, para conhecer os factos que ficaram para a História – a República foi implantada em Almada no dia 4 de outubro!

   Os visitantes têm à sua disposição um QR Codes com um questionário para avaliarem os seus conhecimentos sobre um dia que pôs fim a uma das monarquias mais antigas da Europa. Se há datas na nossa História que não podem ser alvo do esquecimento, esta é uma delas.

COLÓQUIO – A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA NO ÂMBITO DA HISTÓRIA LOCAL – ALMADA

Para assinalar a Implantação da República em Portugal, o Grupo de História da ESAG, em colaboração com o Arquivo Histórico de Almada, promoveu um Colóquio subordinado ao tema – A Implantação da República no âmbito da História Local – Almada – que decorreu no dia 6 de outubro, na sala E4 com a presença das Dras. Otília Rosado e Fernanda Cruz, técnicas do referido arquivo.

   Da sua intervenção junto dos alunos (do 9º ao 12º ano) o destaque para a apresentação que foi feita do dito Arquivo, a sua localização, a forma como se trabalha nesse organismo para construir a História local e preservação do património, divulgando assim o seu trabalho junto da comunidade escolar. Foi lançado o repto para que os alunos procurem o Arquivo, para a realização dos seus trabalhos, particularmente os da área de Humanidades

    De entre os vários documentos apresentados destacam-se os jornais da época e da imprensa local, postais que revelam o descontentamento com a classe política (caricaturas), fotografias e atas das reuniões camarárias, entre outras, registos de correspondência. documentos tratados pelas arquivistas e que os alunos puderam ver de perto.

   Como referiram, é com a confrontação desta variedade de documentos que se torna possível obter a informação e a verdade histórica apresentada na exposição que trouxeram à ESAG. Assim os alunos, puderam viajar no tempo e perceber melhor, com os documentos apresentados (alguns deles originais), o que motivou os Almadenses a instaurar a República no dia 4 de outubro, assim como a evolução do próprio território, dos seus habitantes, das suas dificuldades, as atividades e indústrias presentes no concelho, nomeadamente a corticeira.

     A toponímia de Almada não foi esquecida, assim como algumas histórias (o convento Jesuíta do Vale do Rosal Incendiado pelos republicanos), dentro da própria história da implantação da República em Almada.

     O Colóquio terminou com o habitual espaço para as intervenções dos alunos, sendo-lhes oferecida a publicação – Proclamação da República em Almada de Alexandre Flores e António Policarpo e a Edição do nº 33 do Boletim de Fontes documentais.  Para além do conhecimento dos factos que estiveram na origem da Implantação da República em Almada no dia 4, antecipando-se assim à data oficial de 5 de outubro uma mensagem foi transmitida ao auditório – Vamos Aprender com os Arquivos- História, Património e Território, para despertar nos presentes o interesse pela História Local e o muito que há por fazer nesse âmbito.

Share Button