Atividades

A ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO GEDEÃO NA "CIMEIRA DAS DEMOCRACIAS" –  Liberdade de Expressão Hoje

Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa   –   19 de abril de 2018

cimeira das democraciasA partir da reflexão sobre as possibilidades, os riscos e limites da liberdade de expressão hoje, o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica promoveu no seu Open Day, mais uma edição da “Cimeira das Democracias”. Pelo terceiro ano consecutivo a nossa escola marcou presença com alunos dos 11º e 12º anos (turmas C e D) da área das Línguas e Humanidade e Ciências Socioeconómicas.

Tendo em conta as novas possibilidades de informação e comunicação que marcam não só a esfera política nacional e internacional, mas também de forma muito imediata as nossas vidas, esta foi uma importante oportunidade para debater o tema com alunos. No âmbito do Clube Europeu, selecionaram os estados que queriam representar (Dinamarca e Islândia) e prepararam-se para, na simulação de uma grande Assembleia de Estados, apresentar e defender as suas propostas junto de estudantes de mais 30 estabelecimentos de ensino de várias regiões do país.

O orador convidado para a abertura desta Cimeira foi José Manuel Fernandes, professor e jornalista fundador do Público e do Observador.

Com a participação nesta atividade, tentamos, mais uma vez, estimular a pesquisa e o debate sobre princípios, processos e valores políticos da maior relevância para a perceção das nossas sociedades e para a revitalização da nossa Democracia.

Esta participação foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos. Parabéns!

cimeira das democracias 3cimeira das democracias 2

 

 

 

 

Paula Valente Susana Simões

A ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO GEDEÃO E O PARLAMENTO DOS JOVENS

PARLAMENTO

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das regiões autónomas e dos círculos da Europa e de fora da Europa.

O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:

– Uma sessão destinada aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

– Uma sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

Este ano a nossa escola vai participar com alunos do ensino secundário, mais precisamente com alunos de três turmas do décimo ano.

Este programa tem como objetivos:

– Educar para a cidadania;

– Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

– Promover o debate democrático;

– Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente.

O tema escolhido foi a Igualdade de Géneros.

O programa será desenvolvido em três fases:

A 1ª fase é na Escola, onde vai ser debatido o tema proposto entre os alunos e onde se vai decidir o/os projetos de Recomendação.

A 2ª fase é em termos de Distrito/Região Autónoma, onde se realizam sessões onde é aprovado o projeto de Recomendação que vai ser submetido à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.

A 3ª fase é na Assembleia da República, onde são reunidos os deputados jovens, que representam cada distrito ou região autónoma, onde se vai aprovar a Recomendação Final.

No âmbito da temática apresentada foram dinamizadas duas palestras na nossa escola:

– a primeira no dia 8 de janeiro com o deputado Bruno Dias;

– a segunda no dia 11 de janeiro com a Dra. Cristina Paulino.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Clube Europeu, com a ajuda das professoras Susana Simões (História) e Paula Valente (Economia).

Texto elaborado pela Rita Vicente (10º A)

 

IGUALDADE DE GÉNERO: UM DEBATE PARA TOD@S

Na semana de 8 a 12 de janeiro de 2018 o Clube Europeu da Escola Secundária António Gedeão dinamizou duas palestras subordinadas ao tema: Igualdade de Género: Um debate para tod@s, integradas no contexto da participação deste estabelecimento de ensino no programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República dirigida a jovens do ensino básico e secundário.

No dia 8 de janeiro a escola teve como convidado o Sr. Deputado Bruno Dias que, além de desenvolver o tema proposto, fez ainda uma abordagem ao sistema parlamentar português.

1

No dia 11 de janeiro a convidada foi a Dra. Cristina Paulino, Mestre em “Violência Doméstica em Portugal – Prevenção e Informação.” A sua palestra versou a temática da igualdade de género e da violência de género, contrapondo a lei portuguesa com a aplicação da mesma e complementando a informação teórica do tema com casos reais portugueses.

2

Um agradecimento a todos os que tornaram possível a realização das duas sessões em especial  aos alunos Rita Vicente, Mafalda Laranjeira, Martim Jales, Pedro Guerreiro e Mário Chaves (autor do cartaz da segunda sessão), alun@s do 10ºA; Joana Gomes, Carlos Lopes do 10º B, Mariana Melo 10º C e André Ferreira 11ºC.

As coordenadoras do Clube Europeu

Paula Valente e Susana Simões

"O DESENVOLVIMENTO HUMANO E OS DIREITOS HUMANOS"

CARTAZNo âmbito da comemoração do dia internacional dos direitos humanos e integrada nos conteúdos de Economia C, as alunas Mariana Canelas e Raquel Cardoso da turma D do 12 ano realizaram no dia 12 de Dezembro, as 10.30 na sala E4 uma apresentação subordinada ao tema “ O Desenvolvimento Humano e os Direitos Humanos “.
Esta actividade foi dinamizada pela área disciplinar de Economia e Clube Europeu e contou com a participação das turmas 12D, 11E, 9A e 9E.

 

PÚBLICOAPRESENTAÇÃO

 

10 DE DEZEMBRO DE 2017: 69º ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

20171213_145510O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar o dia em que a Assembleia das Nações Unidas adotou, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Em Portugal, 10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República através da Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro.

O Clube Europeu da Escola Secundária António Gedeão, em articulação com os docentes de História, Economia C e Ciência Política, organizou uma exposição comemorativa do deste dia na qual constaram:

a)   Os trabalhos relacionados com o cumprimento e/ou violação dos direitos humanos, trabalhos que levaram os alunos a pesquisar, debater, refletir e selecionar as formas de ilustrar situações relacionadas com o tema;

b)    A exposição “Crianças no Holocausto: brinquedos e criatividade”, cedida pela Memeshoa, a qual permitiu aos alunos:

  • refletir sobre a vida das crianças durante o Holocausto;
  • compreender como as atrocidades cometidas pelos nazis e a barbárie da 2ª guerra fizeram com que muitas crianças amadurecessem precocemente e ao mesmo tempo encontrassem formas de viver a sua infância.

Ainda no âmbito desta data, foi importante relembrar aos nossos alunos que, também em 2017, Portugal celebrou os 150 anos da abolição da pena de morte.  Esta decisão pioneira colocou o país na vanguarda da Europa e do Mundo e continua a ser uma motivação para defender o fim de tal castigo em todos os países, por ser uma pena que viola o direito à vida e a dignidade humana.

20171214_13472820171213_14573620171213_14545020171213_145547

 

 

 

PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO GEDEÃO NA "CIMEIRA DAS DEMOCRACIAS” PROMOVIDA PELO INSTITUTO DE ESTUDOS POLÍTICOS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA  – 4 de maio de 2017

Pelo segundo ano consecutivo a Escola Secundária António Gedeão fez-se representar na “Cimeira das Democracias”, uma iniciativa do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa. Para esta participação foram preparados dois grupos de alunos do 10º e 11º anos (10º C, 11º C e 11ºD), orientados e acompanhados pelas professoras Susana Simões e Paula Valente. Os alunos fizeram um trabalho prévio de pesquisa e debate sobre princípios, processos e valores políticos das sociedades no espaço nacional e europeu, sobre os novos desafios da União Europeia, sobre as questões de segurança interna e externa, acolhimento de refugiados, liberdade de expressão e liberdade religiosa num espaço plural e multicultural para poderem preparar uma proposta de reforma da União Europeia.

Os alunos foram, ao longo do dia, acompanhados pela Beatriz Gouveia, antiga aluna da nossa escola que no ano anterior participou neste evento e que este ano nos acolheu na qualidade de aluna do 1º ano do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais.

Esta participação foi, para todos, uma experiência muito enriquecedora. Parabéns!

católica 1católica 2

 

 

 

 

As Professoras Susana Simões e Paula Valente

Share Button