Atividades Ed. Especial

II ENCONTRO SUCESSO EDUCATIVO: LITERACIAS E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Ana 1Realizou-se  no dia 7 de setembro, o II Encontro Sucesso Educativo: Literacias e Necessidades Educativas Especiais, que teve como objetivo principal a promoção e a discussão de práticas, experiências e trabalhos desenvolvidos pela comunidade educativa de Almada.
Pelo AEAG, participaram  neste encontro as Professoras Ana Rodrigues (Coordenadora das Bibliotecas Escolares), Amélia Teixeira (Coordenadora da Intervenção Precoce) e Diogo Anjeja, aluno de NEE, sendo o título da respetiva apresentação "Eu, tu e o outro na Biblioteca" e as Professoras de Educação Especial, Amélia Teixeira e Amélia Guimarães, com uma intervenção sobre a criação de contextos educativos inclusivos."
 

Informação adicional sobre este II Encontro na Revista on-line "Escola / Informação" .  Ler aqui

FÓRUM TEMÁTICO

O Departaforum 1mento de Educação Especial em representação do Agrupamento Anforum 2tónio Gedeão participou no Fórum Temático sobre a transição para a vida adulta, dos jovens com deficiência. Este fórum foi dinamizado pela Câmara Municipal de Almada e CERCISA. A nossa participação em painel visou a mostra das atividades e dinâmicas implementadas pelo Departamento, na ação educativa

 

TORNEIO boccia 2DA PRIMAVERA – PENÍNSULA DE SETÚBAL

Alunos com Necessidades Educativas Especiais (Currículo Específico Individual) do Agrupamento de Escolas António Gedeão, participaram pelo desporto escolar, no dia 1 de abril, no Torneio da Primavera – Península de Setúbal, em Boccia, , conseguindo um honroso 3 lugar.

Parabéns a todos! 

Parabéns às professoras: Joana Soeiro, Paula Torrado e Amélia Teixeira.

2 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO

O Departamento de Educação Especial desenvolveu esta atividade em colaboração com os professores e alunos das várias escolas do Agrupamento num apelo a este dia. Pelos nossos alunos e por todas as crianças e jovens com Autismo, aqui ficam as nossas mensagens. 

Juntos na Diferença!!

autismo 8

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – CIRCUITO SENSORIAL

O Dia Intersensorial1nacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. De forma a assinalar no Agrupamento o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Educação Especial, irá dinamizar, como à semelhança dos anos anteriores, um " Circuito Sensorial " que visa sensibilizar a comunidade educativa, através de jogos lúdicos, para as diferentes limitações sensoriais: motora, visual e auditiva

Departamento de Educação Especial

DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO – Pintar Azul . . .

Professores e alunos “pintaram azul” durante o mês de abril, nas escolas que integram Unidades de Ensino Estruturado, como forma de sensibilização ao Dia Internacional do Autismo e a esta problemática.

Cada um pintou um retângulo de papel e colou para construir um mural. Em troca recebeu um marcador de livros construído pelos alunos das unidades.
Momento rico em partilha e emoção.
2
 

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – CIRCUITO SENSORIAL

No dia 3 dCS 4e dezembro, o Departamento de Educação Especial, dinamizou, na Escola Secundária António Gedeão, um "Circuito Sensorial", como forma de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Assim, os alunos colocaram-se no lugar do outro e vivenciaram experiências relacionadas com diferentes incapacidades sensoriais: motora, percetiva, visual e auditiva.
 
 
 
CS 5CS 2CS 1
Share Button