Atividades – Escola Azul

SESSÃO SOBRE CONSUMO SUSTENTÁVEL DE PESCADO

No dia 27 de novembro de 2019 decorreram, na Escola Secundária António Gedeão, três palestras dinamizadas pela Docapesca – Portos e Lotas S. A. (entidade parceira e mentora do projeto).

A atividade, dirigida às turmas de 8º ano, abordou os seguintes temas:

  • A Pesca em Portugal (artes de pesca, tipos de embarcação, espécies capturadas);
  • Circuito do pescado (como vai o peixe do mar ao prato);
  • Pescado, saúde e sustentabilidade.

No final das sessões, os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos, respondendo a um quizz, com utilização da ferramenta Kahoot.

6
5

SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DESPORTO E PROTEÇÃO DO OCEANO

No âmbito do projeto “Escola Azul”, no dia 22 de outubro, decorreu uma palestra no âmbito do Desporto e Proteção dos Oceanos, dinamizada pelo atleta Francisco Lufinha (Record do Guiness de Kitesurf).

Francisco Lufinha estabeleceu um novo recorde mundial, em julho de 2015, depois de fazer Kitesurf durante 48 horas sem parar entre Lisboa e a Madeira (862 Km em 48 horas).

Participaram na atividade os alunos das turmas 11ºA, 11ºC, 11ºD/E e 12ºB.

Pretendeu-se desenvolver a literacia dos oceanos, sensibilizar para a sua proteção, alertar para a problemática do lixo marinho, e contribuir para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis, intervenientes e participativos.

Francisco Lufinha, um orador bem-disposto, capaz de captar facilmente a atenção dos presentes, partilhou com os nossos alunos as suas experiências desportivas, mostrando como o trabalho em equipa, a perseverança, o estabelecer metas e não desistir perante as dificuldades são importantes nos desafios do dia-a-dia.

IMG-20191022-WA0008
PÁGINA

DIA NACIONAL DO MAR

No âmbito do Projeto Escola Azul, as turmas de pré-escolar da EB nº 3 do Laranjeiro promoveram no dia 18 de novembro uma iniciativa compartilhada entre todas as salas.

Assim, o Dia Nacional do Mar, foi comemorado com a recriação através de um teatro de sombras chinesas da obra de Sophia de Mello Breyner,: “A Menina do Mar”… em que a partir do desenrolar da história, foram emergindo através da voz das crianças temas como o da poluição, da preservação das espécies e o papel ativo do ser humano na (re)construção do planeta…

E quem disse que a brincar não se aprende?!

É de forma lúdica, em articulação e interação que as aprendizagens se vão efetuando!

E neste dia, ainda houve tempo para mais uma partilha…

Biscoitos em forma de animais marinhos! Deliciosos!

Até breve!

dia mundial do mar

No dia 16 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional do Mar. O Agrupamento de Escolas António Gedeão associou-se a esta comemoração através de um conjunto de atividades que envolveu alunos de vários anos e turmas.

Na Escola Secundária António Gedeão, os alunos construíram seres marinhos utilizando materiais e resíduos diversos, posteriormente expostos juntamente com mensagens de sensibilização para a proteção dos oceanos.

16 DE NOVEMBRO DE 2018

ESCOLA SECUNDÁRIA ANTÓNIO GEDEÃO

VITRINE
PAINEL VERTICAL
MESA

ESCOLA BÁSICA COMANDANTE CONCEIÇÃO E SILVA

PAINEL1
GERAL
DIA2
DIA1
Share Button