«Assinalou-se mais um Dia Mundial do Ambiente, uma data que nunca antes teve tanta importância como aquela que assume hoje.
Há 20 anos sabíamos que proteger o Ambiente era fundamental, mas não creio que estivéssemos verdadeiramente conscientes da gravidade do estado a que chegou o planeta Terra, a nossa única casa.
Dizem os cientistas, e eu acredito na ciência!, que temos 10 anos para agir! 10 anos para tentar salvar o que resta da nossa herança natural, 10 anos para mantermos a nossa, a vossa! existência e assim tornarmos o nosso Planeta, a nossa única casa, numa coexistência sustentável, saudável.
É esse passo que hoje aqui estamos a dar. Com este gesto simbólico, este hastear da bandeira da Escola Azul em todas as escolas do Agrupamento, mostramos ao Mundo que não estamos dispostos a deixar perder a Biodiversidade, mostramos ao mundo que estamos ao lado da menina sueca de 15 anos, Greta Thunberg, que perante a Assembleia das Naçōes Unidas, corajosamente e sem papas na língua, apontou o dedo aos lideres mundiais e apelou a mudanças urgentes para travar a poluição dos mares e da atmosfera, a destruição das florestas, a extinção das espécies.
Façamos nossas as palavras dela:
“Eu preocupo-me com a justiça climática e com o planeta onde vivo. A nossa civilização está a ser sacrificada para que um número muito pequeno de pessoas continue a lucrar enormes quantias de dinheiro. A nossa biosfera está a ser sacrificada para que pessoas ricas em países como o meu possam viver luxuosamente. É o sofrimento de muitos que paga pelos luxos de poucos.
Basta!!! Sejam maduros e não deixem o peso das alterações climáticas para as crianças!…
Estamos a ficar sem desculpas e sem tempo. Viemos aqui, estamos aqui para que vocês saibam que a mudança está a chegar quer vocês gostem ou não. O poder é do povo e o povo vai salvar o seu Planeta.”
O Diretor do Agrupamento, José Godinho»
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.