Clube Europeu

FUNDAMENTAÇÃO

A ideia de criar no Agrupamento de Escolas António Gedeão um espaço de diálogo, partilha e discussão sobre assuntos relacionados com a Europa e com a União Europeia surgiu no contexto da participação na Cimeira das Democracias, uma iniciativa do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa. A recetividade e interesse de alguns alunos dos cursos científico-humanísticos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas à proposta apresentada nos anos letivos 2015/16 e 2016/17, e a dificuldade em definir tempos e espaços para desenvolver todo o trabalho preparatório, levou-nos à apresentação de um projeto que consiste na criação de um espaço dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação, que tornasse possível uma reflexão em torno dos desafios que na atualidade se apresentam à União Europeia, o debate sobre princípios, processos e valores políticos das sociedades no espaço nacional e europeu, sobre os novos desafios de uma União Europeia cada vez mais multicultural.

 

ENQUADRAMENTO

A dinamização do Clube Europeu vai ao encontro das Metas de Referência 1 a 4 definidas no Quadro VIII – Prestação de Serviços Educativos – do Projeto Educativo do Agrupamento para os anos 2016 a 2018.

 

OBJETIVOS

Os objetivos deste espaço vão ao encontro dos objetivos definidos pela Direção Geral de Educação (DGE) para os Clubes Europeus. São eles:

  • Fomentar o espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade escolar;
  • Promover, com o recurso a parcerias (se possível), ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:

– A Europa (aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos, etc.);

– As Instituições Europeias (estrutura, funcionamento, objetivos, etc.);

– Os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa (a vida política, social, cultural, etc.);

– O património cultural e natural da Europa;

– Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea;

– Vantagens/ desvantagens da integração europeia;

– Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • Promover o diálogo e debate sobre questões como:

– a sustentabilidade económica e social do modelo europeu;

– o euroceticismo;

– interdependência europeia e mundial, e a necessidade de cooperação entre os estados;

– a importância da participação política dos jovens;

  • Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural;
  • Fomentar a dimensão europeia da educação;
  • Desenvolver atitudes no âmbito do empreendedorismo;

 

DESTINATÁRIOS

Este clube destina-se, preferencialmente, a jovens do ensino secundário.

ATIVIDADES

O clube tem um plano de atividades definidas de acordo com o Projeto Educativo de Agrupamento.

As atividades  comtemplam :

  • Recolha, tratamento e divulgação de documentação e informação em diversos formatos;
  • Organização, divulgação e participação de sessões de esclarecimento através de colóquios, reuniões informais, folhetos, etc;
  • Organização, divulgação e participação em atividades culturais tais como concursos, exposições, etc;
  • Organização, divulgação e participação em datas/efemérides celebrados no âmbito da UE, tais como “ O Dia dos Direitos Humanos”, “O Dia da Europa”, tema do “Ano Europeu”, etc;

RESPONSÁVEIS

As responsáveis pelo projeto são as professoras Susana Simões (História) Coordenaora e Julieta Filipe (História)..

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita no final do ano letivo por todos os intervenientes nos termos definidos pelo regulamento interno do clube.

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