GRUPO DE RECRUTAMENTO 410 | FILOSOFIA
Célia Cadete e Madalena Matos Ferreira
Dando continuidade ao projecto PAIDEIA – “O Refúgio da Coruja” que, desde os finais dos anos 90, tem vindo a ser implementado na escola, o Grupo de Recrutamento 410 – Filosofia propõe, para o ano lectivo 2022/2023 e reforçado pelo “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” – Despacho nº 6478/2017 de 26 de Julho – dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, abrangendo vários domínios do conhecimento ao nível das disciplinas de Filosofia, de Psicologia e de Sociologia e sustentado por duas outras vertentes: a Filosofia Para Crianças e Jovens e o Plano Nacional de Cinema.
Assim, esta proposta continua a visar não só a dinamização de um espaço dedicado à formação cultural e filosófica dos alunos do ensino secundário mas também incentivar professores de outras áreas de ensino a desenvolverem competências de carácter filosófico e artístico no âmbito da Filosofia para Crianças e Jovens e do Cinema, de carácter formativo e de aplicação multidisciplinar na prática pedagógica – vertente que se tem vindo a afirmar como um valor acrescentado não só para professores mas também e, especialmente, para os alunos do Agrupamento de Escolas António Gedeão.
Continuamos a alicerçar este projecto em cinco pilares fundamentais:
- “(RE)APRENDER A…”
Conhecer – apoio aos alunos no reforço das suas aprendizagens
Fazer – apoio aos alunos na hermenêutica do texto, principalmente, do texto filosófico, na utilização adequada de metodologias de trabalho e de técnicas de estudo
Ser – apoio aos alunos na procura de contribuir para a autonomia do seu pensar
“Examinando… Preparando…”
Espaço dedicado à preparação do Exame Nacional de Filosofia
Alunos do 11º ano de escolaridade
“Experimentando… Apresentando…”
Espaço dedicado ao ensino e aprendizagem de metodologias e técnicas de trabalho, elaboração e apresentação de trabalhos em vários suportes.
Alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade
- “COGITANDO… DEBATENDO…”
Temáticas no âmbito da Argumentação, tendo como base “Cidadania e Desenvolvimento” e/ou outras temáticas consideradas como pertinentes no campo filosófico.
À conversa com …”: Dia da Filosofia, Dia da Psicologia e Dia da Sociologia.
- ESPAÇO LÚDICO – Jogos/Actividades Variados – Ocupação de tempos livres
Espaço dedicado a variadas actividades: jogos lógicos, leitura conjunta de textos de diversos tipos, literário, poético, dissertação e outros, num ambiente favorável à análise/ reflexão/discussão, de temas/problemas.
Embora conscientes da dificuldade de espaço apropriado, vamos continuar a procurar uma forma adequada de implementar este tipo de actividades na sala 12 do bloco A.
- FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E JOVENS – Ver documento próprio
Aplicação de um programa de desenvolvimento do raciocínio que, através da prática do diálogo, proporcione o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social das crianças e dos jovens no nosso Agrupamento, nomeadamente, ao nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir.
- PLANO NACIONAL DE CINEMA (PNC)
Procura-se implementar a literacia para o cinema junto do público escolar do Agrupamento promovendo, paralelamente, métodos de trabalho pedagógico integrados na iniciação à dimensão artística e/ou estética.
Enquadramento do Projecto
Este projeto continua a enquadrar-se não só no tempo destinado ao Trabalho Pedagógico, de acordo com a disponibilidade possível de blocos a serem atribuídos a cada Professor deste Grupo de Recrutamento mas também no âmbito do Tempo de Leccionação, nomeadamente, no que respeita à Filosofia para Crianças e Jovens.
Objectivos Gerais de acordo com Projecto Educativo
1º Qualificar e promover o sucesso educativo através do reforço das aprendizagens, por meio de apoio personalizado e de boas práticas, de metodologias de estudo e técnicas argumentativas.
2º Promover um clima de respeito que permita a compreensão, a integração e a participação crítica dos jovens na vida cívica.
3º Promover mentes sãs em corpos saudáveis – reflexão, problematização e acção.
4º Promover a envolvência das crianças na aprendizagem de forma activa, num ambiente de exploração e de processo de descoberta, pensando, refletindo e debatendo temáticas diversas.
5º Promover a valorização profissional.
6º Promover a reflexão que o cinema permite no âmbito das várias dimensões do Homem e em particular na formação da Pessoa.
Objectivos Específicos
- Contribuir para o sucesso dos alunos nas suas aprendizagens.
- Proporcionar o diálogo/debate de natureza filosófica (normas orientadoras para dinamizar debates) entre Professores/Alunos e Alunos/Alunos.
- Seleccionar eventos culturais que complementem a formação filosófica dos alunos.
- Proporcionar situações favoráveis ao desenvolvimento ético, crítico e de cidadania nos alunos.
- Contribuir para a formação da consciência cívica de crianças e jovens.
- Implementação de práticas e projectos inovadores de âmbito filosófico, abrangendo diversas áreas e níveis de ensino.
- Desenvolver as áreas de competência referidas no “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, a saber:
- Pensamento Crítico/Pensamento Criativo;
- Sensibilidade Estética e Artística;
- Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.
Dinamizadoras
As Professoras do Grupo de Recrutamento 410 | Filosofia:
Célia Cadete e Madalena Matos Ferreira
Duração
Início: 1 de Outubro de 2022
Fim: 15 de Junho 2023
Avaliação do Projecto
- Junho de 2023
- Instrumentos de avaliação: Balanços semestrais e Inquéritos de satisfação e utilidade às diferentes actividades desenvolvidas.