PAIDEIA – o refúgio da coruja

GRUPO DE RECRUTAMENTO 410   |   FILOSOFIA

Célia Cadete e Madalena Matos Ferreira

Dando continuidade ao projecto PAIDEIA – “O Refúgio da Coruja” que, desde os finais dos anos 90, tem vindo a ser implementado na escola, o Grupo de Recrutamento 410 – Filosofia propõe, para o ano lectivo 2022/2023 e reforçado pelo “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” – Despacho nº 6478/2017 de 26 de Julho – dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, abrangendo vários domínios do conhecimento ao nível das disciplinas de Filosofia, de Psicologia e de Sociologia e sustentado por duas outras vertentes: a Filosofia Para Crianças e Jovens e o Plano Nacional de Cinema.

Assim, esta proposta continua a visar não só a dinamização de um espaço dedicado à formação cultural e filosófica dos alunos do ensino secundário mas também incentivar professores de outras áreas de ensino a desenvolverem competências de carácter filosófico e artístico no âmbito da Filosofia para Crianças e Jovens e do Cinema, de carácter formativo e de aplicação multidisciplinar na prática pedagógica – vertente que se tem vindo a afirmar como um valor acrescentado não só para professores mas também e, especialmente, para os alunos do Agrupamento de Escolas António Gedeão.

Continuamos a alicerçar este projecto em cinco pilares fundamentais:

  • “(RE)APRENDER A…”

Conhecerapoio aos alunos no reforço das suas aprendizagens

Fazerapoio aos alunos na hermenêutica do texto, principalmente, do texto filosófico, na utilização adequada de metodologias de trabalho e de técnicas de estudo

Serapoio aos alunos na procura de contribuir para a autonomia do seu pensar

“Examinando… Preparando…”

Espaço dedicado à preparação do Exame Nacional de Filosofia

Alunos do 11º ano de escolaridade

“Experimentando… Apresentando…”

Espaço dedicado ao ensino e aprendizagem de metodologias e técnicas de trabalho, elaboração e apresentação de trabalhos em vários suportes.

Alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade

  • “COGITANDO… DEBATENDO…”

Temáticas no âmbito da Argumentação, tendo como base “Cidadania e Desenvolvimento” e/ou outras temáticas consideradas como pertinentes no campo filosófico.

À conversa com …”: Dia da Filosofia, Dia da Psicologia e Dia da Sociologia. 

  • ESPAÇO LÚDICO – Jogos/Actividades Variados – Ocupação de tempos livres

Espaço dedicado a variadas actividades: jogos lógicos, leitura conjunta de textos de diversos tipos, literário, poético, dissertação e outros, num ambiente favorável à análise/ reflexão/discussão, de temas/problemas.

Embora conscientes da dificuldade de espaço apropriado, vamos continuar a procurar uma forma adequada de implementar este tipo de actividades na sala 12 do bloco A.

  • FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E JOVENS – Ver documento próprio

Aplicação de um programa de desenvolvimento do raciocínio que, através da prática do diálogo, proporcione o desenvolvimento cognitivo, afectivo e social das crianças e dos jovens no nosso Agrupamento, nomeadamente, ao nível da dimensão crítica, criativa e ética do seu pensamento, numa relação profunda entre o pensar, o falar e o agir.

  • PLANO NACIONAL DE CINEMA (PNC)

Procura-se implementar a literacia para o cinema junto do público escolar do Agrupamento promovendo, paralelamente, métodos de trabalho pedagógico integrados na iniciação à dimensão artística e/ou estética.

Enquadramento do Projecto

Este projeto continua a enquadrar-se não só no tempo destinado ao Trabalho Pedagógico, de acordo com a disponibilidade possível de blocos a serem atribuídos a cada Professor deste Grupo de Recrutamento mas também no âmbito do Tempo de Leccionação, nomeadamente, no que respeita à Filosofia para Crianças e Jovens.

Objectivos Gerais de acordo com Projecto Educativo

                Qualificar e promover o sucesso educativo através do reforço das aprendizagens, por meio de apoio personalizado e de boas práticas, de metodologias de estudo e técnicas argumentativas.

Promover um clima de respeito que permita a compreensão, a integração e a participação crítica dos jovens na vida cívica.

Promover mentes sãs em corpos saudáveis – reflexão, problematização e acção.

Promover a envolvência das crianças na aprendizagem de forma activa, num ambiente de exploração e de processo de descoberta, pensando, refletindo e debatendo temáticas diversas.

Promover a valorização profissional.

Promover a reflexão que o cinema permite no âmbito das várias dimensões do Homem e em particular na formação da Pessoa.

Objectivos Específicos

  • Contribuir para o sucesso dos alunos nas suas aprendizagens.
  • Proporcionar o diálogo/debate de natureza filosófica (normas orientadoras para dinamizar debates) entre Professores/Alunos e Alunos/Alunos.
  • Seleccionar eventos culturais que complementem a formação filosófica dos alunos.
  • Proporcionar situações favoráveis ao desenvolvimento ético, crítico e de cidadania nos alunos.
  • Contribuir para a formação da consciência cívica de crianças e jovens.
  • Implementação de práticas e projectos inovadores de âmbito filosófico, abrangendo diversas áreas e níveis de ensino.
  • Desenvolver as áreas de competência referidas no “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, a saber:
    • Pensamento Crítico/Pensamento Criativo;
    • Sensibilidade Estética e Artística;
    • Desenvolvimento Pessoal e Autonomia.

Dinamizadoras

As Professoras do Grupo de Recrutamento 410   |   Filosofia:

 Célia Cadete e Madalena Matos Ferreira

Duração

Início: 1 de Outubro de 2022

Fim: 15 de Junho 2023

Avaliação do Projecto

  • Junho de 2023
  • Instrumentos de avaliação: Balanços semestrais e Inquéritos de satisfação e utilidade às diferentes actividades desenvolvidas.
Share Button