Projeto ” Aprender Ciência na ESAG “

O PROJETO

A educação científica de base assume um papel fundamental na promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada e à inserção numa vida profissional qualificada.

A literatura específica sobre o ensino das ciências enfatiza a importância da promoção de atividades práticas, essencial para a construção de uma cultura científica.

Quando a criança faz experiências e investiga para responder a questões, ela envolve-se na aprendizagem de ciência e aprende através das suas próprias acções e da sua actividade mental.

É neste enquadramento que surge o projeto “Aprender Ciência na ESAG”.

Este projeto promove o ensino experimental das ciências, através de um conjunto de actividades experimentais, nas áreas de Biologia, Geologia, Física e Química, que se integram nas temáticas do programa de estudo do meio do 1º ciclo do Ensino Básico.

Os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico deslocam-se à Escola Secundária, para nos seus laboratórios, realizarem as actividades experimentais selecionadas, orientados pelos alunos da escola secundária.

No ano lectivo 2016/17, o projecto,…

  • … envolveu todas as escolas de 1º ciclo do agrupamento de escolas António Gedeão: EB1 da Cova da Piedade; EB2 da Cova da Piedade; EB do Alfeite e EB3 do Laranjeiro.
  • … teve a participação dos alunos do 9º ano turma A, do 11º ano das turmas A e B (ciências e tecnologia) e  do 12º ano turmas A e B (química e biologia)

ATIVIDADES

LOGO ILÍDIO PINHOPRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO " CIÊNCIA NA ESCOLA "

A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, no ano letivo 2017/18 subordinado ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”.

Este prémio visa motivar todos os alunos, de todos os ciclos de ensino, para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas, pelo que os projetos a concurso devem demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

O Concurso que conduz ao prémio supracitado desenvolve-se em duas fases:

  • Fase Um – Concurso de Ideias
  • Fase Dois – Desenvolvimento de projetos

Respondendo a este desafio, os alunos do 10º ano da turma A, da Escola Secundária António Gedeão, apresentaram ao concurso de ideias (fase um) uma ideia cujo objetivo seria desenvolver um sistema de monitorização do estado do idoso capaz de evidenciar estados de ansiedade e pânico, baseados na alteração do ritmo cardíaco, envolvendo áreas como, Informática, Programação Computacional, Artes, Biologia e Física.

A ideia denominada “Pulseira de Emergência”, consistindo num dispositivo integrado numa pulseira, capaz de dar alertas sobre o estado cardíaco do utilizador, foi selecionada para a fase de desenvolvimento (fase dois).

Na fase dois, para a materialização do objeto idealizado, os alunos distribuíram-se em grupos de trabalho de acordo com as áreas de intervenção inerentes à consecução do projeto: Medicina (Biologia, Química), Design (Arte), Software (Informática, Matemática) e Hardware (Eletrónica, Informática, Física).

Os alunos, em cada grupo, tiveram reuniões de trabalho com especialistas de cada área de intervenção, nomeadamente com alunos de, Medicina, Biomédica, Engenharia Eletrotécnica, e com profissionais, trabalhadores em empresas da região, da área da informática, que os orientaram. Estes contactos com instituições e empresas, apresentando-se em reuniões de trabalho, permitiram aos alunos desenvolver conhecimento em áreas que não dominavam e reformular as técnicas a implementar.

Finalmente estavam prontos para a fase de construção, a que se seguiu a fase de testes. Por fim, a materialização do protótipo da pulseira que foi modelada em 3D e posterior impressa numa impressora a 3D.

O produto final desta fase, é um protótipo de uma pulseira de emergência capaz de registar o ritmo cardíaco do idoso e enviar essa informação para um dispositivo portátil que estará na posse de uma enfermeira/auxiliar (quando o idoso está institucionalizado) ou de um familiar.

As fotos da mostra

COSTA

CONJUNTO

CONJUNTO TURMA ESAGAPLICAÇÃOTRABALHO 3

 

 

TRABALHO 1

 

 

 

 

TRABALHO 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A AP1RENDER CIÊNCIA COM ENTUSIASMO

Continuamos a Aprender Ciência com entusiasmo, como mostram as fotos que ilustram as experiências de Luz e cor e magnetismo realizadas com as turmas de 3º ano..

 

 

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ATIVIDADES DE CIÊNCIAS COM O PRÉ-ESCOLAR

SandraNo âmbito do projeto "Aprender Ciência na ESAG", foram realizadas atividades, em sala de aula, com alunos do 1º ao 3º anos de escolaridade e ainda do pré- escolar de acordo com temáticas pré-definidas entre os professores titulares de turma e a coordenadora do projeto.

Para a coordenadora do projeto, que tem o privilégio de interagir com a criançada, a experiência tem sido, no mínimo, enriquecedora e estimulante. Os meninos são muito entusiastas e é muito interessante para  perceber o mecanismo de aprendizagem nas diferentes faixas etárias.

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"APRFOTOENDER CIÊNCIA NA ESAG"

Com o projeto “APRENDER CIÊNCIA NA ESAG”, este ano o Natal terá outro brilho! Recuperámos a tradição com a ajuda da ciência e construímos um postal de natal científico.O projeto foi às escolas básicas do Alfeite, nº 3 do Laranjeiro e nº 2 da Cova da Piedade, para ajudar a descobrir o que é a eletricidade e os circuitos elétricos, aos alunos do 4º ano.

No final da descoberta os alunos foram capazes de construir o seu próprio circuito, com fita de cobre, led’s e pilhas, e levaram para casa um postal de natal diferente.Os alunos do 4º ano A da Escola Básica nº 2 da Cova da Piedade mostram os seus trabalhos…

 

No âmbito do projeto APRENDER CIÊNCIA NA ESAG, foram desenvolvidas atividades experimentais com os alunos do 1º ciclo,

  • Nos laboratórios da Escola Secundária António Gedeão

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  • Nas escolas básicas Laranjeiro 3, CP2 e Alfeite, onde a coordenadora do projeto, na qualidade de professora de Física e Química, se deslocou, para, com os alunos em sala de aula, realizar algumas atividades enquadradas nos temas do estudo do mei

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Pelo feedback positivo junto de alunos e professores do 1º ciclo, o projeto “Aprender Ciência na ESAG”  irá continuar no próximo ano letivo, desenvolvendo atividades promotoras do crescimento e compreensão do pensamento científico nos alunos do 1º ciclo através da  construção de conhecimento científico interligando observação, compreensão e experimentação.

 

 

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