PROJETO +COMUNIDADE

Um dos principais objetivos deste projeto é “Educar para a Cidadania”, envolvendo toda a comunidade educativa, razão pela qual este projeto aglutina o Projeto Green Cork Escolas, no qual inscrevi o nosso Agrupamento.

“O projeto Green Cork é um projeto de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem, tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floresta Comum. Através da reciclagem de um produto natural sustentável, a cortiça extraída dos sobreiros, contribui-se para proteger a biodiversidade e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, diminuindo o efeito das alterações climáticas. Também se valoriza a indústria do montado de sobro, uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais e que é um suporte essencial à biodiversidade e aos ciclos da água e do clima, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera devido à sua capacidade de retenção de carbono.

Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o programa Green Cork Escolas.”  (…)

“A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou a década de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas. A ONU salienta que o restauro e a conservação dos ecossistemas contribuem para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.”

“O programa Green Cork Escolas associa-se às Nações Unidas promovendo diversos desafios que associam cortiça ao restauro de ecossistemas para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

Convido a comunidade educativa a participar ativamente na Recolha de rolhas de cortiça. Quanto mais rolhas recolhermos, mais árvores serão plantadas.

As rolhas deverão ser entregues pelos alunos aos professores ou colocadas nos Rolhinhas, devidamente identificados, existentes em cada uma das escolas.

PARTICIPEM!

Desde já agradeço a vossa colaboração,

Sandra Marques

Share Button